Visite nosso blog "gourmet": http://jwalkersgourmet.blogspot.com/

Hodômetro - quilometragem dos participantes

Participante
Distância percorrida
Alberto
639,4 km
Daniela
810,0 km
Jorge
784,4 km
Marcelo
858,2 km
Paulo
211,2 km
Yumi
145,6 km
(considerando somente os eventos listados neste blog)

domingo, 30 de novembro de 2014

Fun Trekking 2014 - Paranapiacaba

Numa prova diferente, dividida em três baterias, decidimos participar meio em cima da hora... As estratégias saíram meio no susto, sendo que uma delas saiu às 3 da madrugada.

Tomamos café na Padaria Bella Vitória e rumamos para Paranapiacaba. Como a janela de largada era bastante flexível, chegamos com bastante tempo.

A largada de todas as etapas foram no Largo dos Padeiros, então concentramo-nos lá.


Bateria 1

Optamos por largar cedo, para evitar aglomerações com outras equipes, então largamos assim que se abriu a janela de largada. A primeira parte da nossa estratégia exigia bastante esforço físico, já que começava com rota inválida, para a igreja na parte alta (do outro lado dos trilhos) da vila. Planejamos fazer essa rota em 3 minutos, e fizemos!

(o que são um ponto vermelho e um ponto roxo subindo a ladeira correndo?)

Descemos para a bilheteria, onde acertamos a primeira pergunta (as perguntas eram relativas às sondas Rosetta e Philae... fizemos a lição de casa) e depois voltamos para o entroncamento, mas tivemos que correr para não perder tempo.


O oculto 14 estava na própria passarela (por um momento achamos que poderia estar embaixo dela, mas não) e foi fácil de pegar.

Pegamos o 02, próximo à passarela e seguimos em direção à Casa do Engenheiro. Pegamos o 07 no caminho e o 09 na entrada da casa, onde acertamos mais uma pergunta.


Fomos até o portão dos fundos, onde estava o posto 10 e voltamos para a trilha asfaltada, ainda na região do Castelinho. Dali, pegamos o 19 que estava próximo e fomos para o 01, oculto, próximo à plataforma do trem turístico. Precisamos dar uma corrida para pegar esse, alertando alguns seguranças na região... Tenso!

Do 01, subimos para a escola (posto 15), repetimos o 19 e tentamos ver a manobra do trem turístico.


Subimos para o Mercado, onde cruzamos com uma pessoa importante:


Fizemos mais uma rota inválida para o posto 13, na Casa Fox, que era obrigatório. Acertamos o nome do veiculo lançador das sondas Rosetta / Philae. Fácil!

Esse foi o último posto antes da chegada. Terminamos a prova com 1min31 de folga.

Apesar da correria, dos 14 postos únicos e de ter acertado todas as questões, ficamos em terceiro.

Resultado da bateria 1:
1 - Bora Bora (11240 pontos)
2 - Cacatuas (10085 pontos)
3 - Johnnie's Walkers (9995 pontos)
...

Distância: 3,67 km (GPS)
Tempo total: 48m 29s

Bateria 2

A estratégia dessa bateria saiu às 3 h da madrugada... Largamos assim que se abriu a janela de largada, já que não havia movimentação de outras equipes.


Fomos para o posto 04, no portão de trás do Castelinho, descemos a rua dos fantasmas e pegamos o posto do Viradouro. No posto 12, do Clube União, acertamos mais uma pergunta, tentando dissimular para outra equipe não ouvir nossa resposta... Deu certo, chutaram errado!

Descemos para a Casa Fox e fomos para a locomotiva, onde acertamos o local de lançamento das sondas Rosetta e Philae. Fácil também.


Passamos no posto 20 e subimos em direção ao campo de futebol, para pegar o posto 19. Dali faríamos uma rota inválida até o 14, no alambrado do campo. Essa rota era crítica para a estratégia e teríamos que fazer em 2 minutos, na subida. Fizemos em menos de 1 minuto, mas no gás... Nesse posto, erramos qual dos instrumentos não fazia parte da sonda Rosetta. Nem a cola ajudou.

Pegamos o posto 16, oculto na trave do outro lado do campo e descemos para a escola, onde reencontramos o restante da equipe que havia ficado para trás.


Passamos no Viradouro e pegamos o oculto 13, na A. M. A.


Corremos até o posto 01 e subimos para o 02, na trilha do Castelinho. Único erro do dia, Marcelo apontou a trilha errada para Paulo e perdemos 26 segundos, que poderiam ter comprometido a prova. Voa para a chegada!

Mesmo tendo errado uma pergunta, acabamos vencendo. Ficar acordado até tarde na noite anterior parece ser nossa especialidade. Interessante foi ficar acompanhando o resultado da bateria anterior no site, durante a prova!

Resultado da bateria 2:
1 - Johnnie's Walkers (10995 pontos)
2 - Cacatuas (10770 pontos)
3 - Bora Bora (8595 pontos)
...

Distância: 3,26 km (GPS)
Tempo total: 48m 31s

Bateria 3

Nessa bateria, demos uns minutos antes de largar, largamos 12h02.


Mais uma vez, fomos para o portão de trás do Castelinho, onde adotamos uma equipe. Descemos a rua dos fantasmas até o Mercado e subimos pela Av. Campos Sales até a escola (não, a outra escola), para pegar o posto 07. Jorge e Daniela subiram pela Av. Rodrigues Alves, porque haviam ficado para trás.



O posto 08 estava na entrada do Parque das Nascentes, mas a pergunta foi capciosa, e acabamos chutando:

"Questão: Qual a massa da sonda Rosetta?
A) 3.065 kg
B) 4.025 kg
C) 5.018 kg
D) 6.074 kg"

De acordo com a nossa cola, a massa era de 1200 kg. Chutamos A e por acaso acertamos. Depois descobrimos que essa massa era bruta, contando com o propelente.


Dali descemos para a Pousada Avalon, novidade para a gente, para pegar o posto 10. Pegamos o Caminho dos Mendes, onde registramos o posto 11 e seguimos até a guarita, onde acertamos o período orbital atual do cometa visitado pelas sondas Rosetta e Philae. E Os Mano na nossa bota...



Voltamos para o posto 09, no entroncamento e pegamos o oculto 22, na escada (que abriu uns 20 m antes de onde achávamos que o posto estava). Passamos novamente na A. M. A. e fomos atrás do oculto 19, inaugurando a região ao sul da vila.


Pegamos o posto 15, num suposto mirante.

(dava uma panorâmica...)

Fomos até a Pousada Milenar para pegar o posto 17, onde tivemos que explicar para um intrigado senhor o que estávamos fazendo... Esse era um ponto crítico da prova, porque tínhamos que responder à pergunta e correr morro acima até o oculto 14, que estava num local de difícil acesso e o tempo da rota 17-14 era insuficiente.

Respondemos correndo a pergunta "Qual a origem do nome Rosetta?", que nem precisou de cola, pela obviedade. O posto 14 estava dentro de uma casa abandonada, já conhecida de outra etapa do Fun em Paranapiacaba.

(pense num lugar sinistro)

Lugar sinistro, mas que se pode ver a criatividade dos construtores... As vigas da casa, ainda intactas, são feitas de trilhos de trem.

Dali foi só descer, reencontrar a equipe e pegar o posto 18 no caminho para a chegada!

Melhor etapa do dia, com estratégia seguida à risca, sem atrasos, com todos os ocultos e acertando todas as perguntas. Nem assim ficamos em primeiro!

Resultado da bateria 3:
1 - Cacatuas (10620 pontos)
2 - Johnnie's Walkers (9870 pontos)
3 - Os Mano (9570 pontos)
...

Distância: 2,93 km (GPS)
Tempo total: 48m 46s


Participantes: Daniela, Jorge, Marcelo e Paulo.

Foi uma prova interessante, esse formato com 3 baterias dá uma zerada de uma bateria para a outra. Dá tempo de descansar e ainda não acumula os erros de uma parte da prova para a outra. O fato de conhecer o resultado da bateria anterior durante a prova também é legal, mas exige bom sinal de celular. O formato foi aprovado!

Fica como sugestão para 2015: pontuar cada bateria com, digamos, 1/3 da pontuação da prova e pontuar a equipe "campeã" do dia com mais 1/3.

Finalizado o campeonato, ficamos em terceiro lugar, mesmo fazendo apenas 6 de 10 provas (dessas, foram 3 vitórias).

Prato do dia: Filé à parmegiana, espeto "mixto" e salada de escarola com palmito (e croûtons) do Rosa's Churrascaria. Com a presença do Alberto, que não resistiu ao parmegiana e nos fez companha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.