Visite nosso blog "gourmet": http://jwalkersgourmet.blogspot.com/

Hodômetro - quilometragem dos participantes

Participante
Distância percorrida
Alberto
639,4 km
Daniela
810,0 km
Jorge
784,4 km
Marcelo
858,2 km
Paulo
211,2 km
Yumi
145,6 km
(considerando somente os eventos listados neste blog)

domingo, 17 de agosto de 2014

Fun Trekking 2014 - Fazenda das Pedras

Com a estiagem em Itu, achamos melhor ir direto de Santo André ao invés de pernoitarmos no Camping das Pedras (vai que nem o banho pós-prova estivesse garantido?). Saímos de Santo André em torno das 8h e chegamos bem cedo no Camping das Pedras, com tempo de sobra para um cafezinho.


Fizemos uma estratégia com todos os postos ocultos e todos os PCs, mesmo aqueles que não eram acessíveis por rota válida, mas o tempo de prova estava bem no limite, com somente 6 minutos de folga. A coisa tinha que funcionar...

Dessa vez, a janela de largada tinha apenas 30 segundos, obrigando algumas equipes a andarem muito próximas na primeira parte da prova. Largamos para o posto 01, a menos de 50 m da largada, e antes de chegarmos lá, o app do Fun Trekking já deu pau... Reiniciamos e funcionou. Do 01 fomos para o 34, pegamos o oculto 06 (que não deu trabalho), 37 e o PC 38. Nesse PC, foi difícil sincronizar com o GPS.

Pegamos o 39 e fomos para o mirante, PC 36, onde tinha uma prova valendo 1000 pontos e era um PC estratégico.



A prova consistia em encontrar 3 números ao pé de três árvores em direções informadas pelo diretor de prova. Parecia fácil, mas deu trabalho. Deveriam-se somar os três números e informar o resultado... Perdemos muito tempo mas conseguimos os pontos.

Desde o 06 até o 36 ficamos embolados com a equipe Missão, de SBC... Deu para bater um papo!

O próximo da estratégia era o oculto 08 (de nome Quiosque: o nome apareceu no programa... era para acontecer isso?) que, apesar de facilmente localizável pelo mapa, nos obrigou a dar uma corrida e fazer um atalho não planejado por uma velha trilha da Northbrasil. Deu para pegar a tempo! Mas Daniela ficou para trás...

Dali visitamos o 22, 17 (já do lado oposto do camping, a oeste da sede), 16 e o 14, tentando desviar do campo minado (quase não tinha trilha, só cocô de vaca).

(a câmera do celular morreu... Vixe!)

Retornamos pelo 12, passando perto do mirante.


A rota para o oculto 09 foi toda atrapalhada. Erramos o caminho uma porção de vezes e fomos parar no 08 de novo. Paulo quase registrou ele de novo, mas Marcelo deu um grito tão alto (talvez de dor pelo tombo que havia levado minutos atrás) que o desconcentrou, e ele não cometeu o erro que poderia ter nos custado a prova. Achamos o 09 no outro quiosque com 47 segundos de atraso.

A subida até o 11 foi meio íngreme, talvez pela rota que fizemos. Subimos de novo para o 07 e fomos para o redário (posto 42), já fora do camping. Faríamos essa subida mais uma vez no final da prova.

Dali, reencontramos Daniela e fomos ao posto 05, que deu trabalho. Provavelmente deveríamos tê-lo registrado na parte inferior do barranco, inacessível de onde estávamos... Como o posto abriu, registramos assim mesmo. O posto 03 estava ali perto, foi só subir um barranco.

Demos uma corrida até o 02 e voltamos para o 04, onde a prova consistia em responder: "Qual o valor do almoço no Restaurante das Pedras no domingo?". Fizemos a lição de casa e sabíamos que a resposta era R$ 53,00, que não tinha nas opções... Marcamos R$ 50,00, pela proximidade.

O próximo trecho era crucial. Faríamos uma rota inválida para o PC 31, no bambuzal. Só não contávamos que era dentro do bambuzal (foi um erro na nossa estratégia, não notamos que a altitude não batia)... Levamos mais tempo que o previsto, mas pelo menos acertamos a prova: "Questão: Quanto custa fazer um passeio a cavalo no Camping Fazenda das Pedras?". Daniela, do lado de fora do bambuzal, mandou a resposta certa.

Subimos de novo para a região da piscina, pegamos o portal 33 e o posto 32, no quiosque.


Descemos a trilha da escada, que estava escorregadia, até o posto 26, e foi difícil encontrar. Ali tivemos a real dimensão da estiagem que assola a cidade de Itu:

(foto atual do lago)

(foto do lago em 16 de março)

Impressionante.

Do 26, fomos ao portal 23 e depois, 27. Mais uma vez, faríamos uma rota inválida correndo até não poder mais, para o PC 25, na Bica Seca (até isso secou), onde acertamos a URL do site da Fazenda das Pedras.

Passamos no 28 que estava próximo e subimos as escadas para pegar o 30.


Voltamos a descer, para marcar o 29 e cruzamos o bosque em direção ao 19. Quando chegamos na estrada, despedimo-nos da Daniela, que resolveu abandonar a prova.

No PC 19 e nos postos 20 e 21 tivemos a companhia da equipe Bora Bora. Ficamos batendo papo...


Do 21, toca cruzar o mundo para pegar o posto 41, no jatobá.

(caipiras da cidade. Mal sabem o que é um jatobá)

Ali no jatobá, tomamos a decisão de arriscar tudo e ir em busca do PC 44, último da estratégia e um dos mais distantes da chegada. Teríamos menos de 5 minutos para a chegada e, se algo desse errado, adeus. Fomos.

No PC 44, a pergunta era: "Qual a duração do passeio da Trilha do Chocolate?" Paulo leu Trilha da Cachoeira e Marcelo ficou confuso... Não sabia nem que existia cachoeira ali perto. Descemos correndo (pelo menos era descida) e optamos por dar a resposta somente quando chegássemos no 99, assim teríamos tempo de pensar na resposta. Não deu, chutamos e erramos. Mas ainda chegamos com 1 minuto de folga!

A Fazenda das Pedras está muito manjada para enduro, mas ainda rende umas boas provas de Fun. Conhecer bem o lugar é essencial para fazer a estratégia funcionar, e a maioria das equipes conhece bem por lá. Nossas estratégias tem ficado um pouco diferentes do que costumávamos fazer, contando com mais de uma rota inválida (o que era inadmissível para a gente...) e com algumas corridas estratégicas (não só inadmissível como também impraticável). Fun Trekking mudou, temos que mudar também.


Distância: 7,99 km (GPS)
Tempo total: 2h 08min

Participantes: Daniela, Marcelo e Paulo.

Resultado:
1 - Johnnie's Walkers (32562 pontos)
2 - Bora Bora (29543 pontos)
3 - Cacatuas (28063 pontos)
...

Prato do dia: Almoço no Restaurante das Pedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário